Bolachas e biscoitos portugueses gourmet conquistam Portugal e o mundo



Lembra-se do cheirinho das bolachas e dos biscoitos caseiros feitos pela sua avó? E mais do que do cheiro, do seu sabor? Rosa Filipe, em Ansião, lembra-se com certeza. E foi com essa lembrança em mente que decidiu criar as deliciosas marcas Amor de Biscoito e Mata-Bicho que já conquistaram o mercado.

Formada em economia, Rosa, de 38 anos, abriu uma fábrica de biscoitos em 2010, movida pela vontade de criar o seu próprio negócio. “Estudado o mercado, percebi que havia lugar para criar uma fábrica de biscoitos num conceito diferenciado de um produto com valor acrescentado”, explica ao Green Savers.

Trata-se mais do que simplesmente fazer biscoitos – Rosa encara o seu projecto como tendo a missão de “ser um berço de produtos de excelência”. A base de toda a produção assenta num conceito de fabrico caseiro gourmet, oriundo do lugar onde nascem as iguarias familiares mais deliciosas e bem confeccionadas. “A Amor de Biscoito nasce com raízes em receitas caseiras e tradicionais, num ambiente onde o trabalho é a arte de bem-fazer”, explica Rosa.

A selecção gourmet de biscoitos está disponível numa variedade de nove sabores: amêndoa, noz, aveia, passas de canela, erva-doce e mel, limão, amendoim, chocolate e coco. Nas embalagens, cada sabor é representado por uma cor. Os corações que as decoram são cortados por jovens portadores de deficiência, do Centro de Actividades Ocupacionais da Nuclisol de Vila Real.

Em 2011, Rosa avançou com as Biscoitinas, uma selecção gourmet low-cost disponível numa variedade de cinco sabores: amêndoa, canela, baunilha, limão e chocolate. Segundo ela, todos os produtos têm a mesma qualidade, mas estas são receitas mais económicas e com uma embalagem mais simples.

Em meados de 2012, a Amor de Biscoito apostou ainda uma linha de infusões de agricultura biológica e doces 100% naturais, criados em parcerias estabelecidas com jovens agricultores.

“Muito embora nos encontremos num cenário económico adverso, continuo a entender ser necessário apostar em novas ofertas, procurando propor novos produtos sempre com um conceito diferenciador”, explica a empreendedora.

Mata-Bicho: conceito novo, marca nova

No segundo semestre de 2012, Rosa criou uma nova marca, a Mata-Bicho, que descreve como correspondendo a “finíssimas bolachas de azeite virgem extra”. A iguaria tem, como não podia deixar de ser, raiz na infância: “Recordo a pausa matinal do meu avô para tomar o mata-bicho que a minha avó carinhosamente lhe preparava”.

Estas novas bolachas estão disponíveis também em cinco sabores: as originais, as de alho, as de cebola, as de piripiri e as de queijo Rabaçal.

“Procurei que ambas as marcas [Amor de Biscoito e Mata-Bicho] transmitissem o conceito de um trabalho feito com rigor e paixão e que fossem claramente muito portuguesas”, diz Rosa.

Actualmente, os produtos Amor de Biscoito e Mata-Bicho estão disponíveis no El Corte Inglés, no Gourmet do Pão de Açúcar, nos aeroportos portugueses, em várias lojas e mercearias gourmet, tal como em hotéis de cinco estrelas – sob selecção dos respectivos chefes de cozinha.

As receitas de família conquistam também além-fronteiras e estão já a ser dados os primeiros passos no mercado externo. Os produtos já chegaram a Angola, Holanda, Suécia e Alemanha – o próximo destino será a Bélgica.

Dependendo dos sabores, os biscoitos Amor de Biscoito custam entre os €5 (R$ 15) e os €7 (R$ 21), as bolachas Mata-Bicho entre os €3,70 (R$ 11) e os €4,40 (R$ 13) e as Biscoitinas entre €2 (R$ 6) e €2,90 (R$ 9).

Experimente estas iguarias portuguesas de sucesso – Rosa garante que todas são feitas “como em casa”.





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