Dois terços das frutas e vegetais são desperdiçados por serem “feios”
Um novo relatório desenvolvido pelo programa de segurança alimentar do Reino Unido revelou que até dois terços de todas as frutas ou vegetais cultivados são desperdiçados devido à sua aparência pouco atractiva para os consumidores.
O resultado do estudo não é uma novidade, mas apenas vem confirmar que o desperdício alimentar das chamadas “frutas feias” – ou vegetais feios – atinge todas as sociedades e diversos locais do mundo.
De acordo com o Guardian, as frutas e vegetais feios que não atingirem os standards ou tamanhos pretendidos pelos comerciantes são usados para alimentar animais ou, simplesmente, atirados para o chão. Até 40% de uma cultura pode ser rejeitada.
O mesmo relatório mostrou ainda que uma habitação média, no Reino Unido, coloca no lixo cerca de 5 kgs de comida por semana, sendo que quase dois terços desta está em bom estado. Este desperdício custa €810 (R$ 2.430) por ano às famílias.
Segundo o estudo, os lares britânicos deitam foram cerca de 20% da comida que compram, sobretudo por razões ligadas ao excesso de comida preparada para uma determinada refeição ou fim do prazo de validade. Assim, o consumo e a fase inicial de preparação são as áreas em que se gastam mais alimentos no Reino Unido – em Portugal, não andaremos muito longe destes números.
Finalmente, o trabalho revela que os consumidores britânicos estão preparados para aceitar frutas e vegetais feios na sua mesa, à medida que as preocupações com a sustentabilidade e o aumento dos preços entram em conta na hora da decisão.
Cerca de cinco milhões de britânicos vivem na pobreza, sendo que 400 mil destes precisam de recorrer a bancos alimentares para sobreviver. Paralelamente, 15 milhões de toneladas de alimentos são gastos anualmente.
Foto: Sob licença Creative Commons