A cidade norte-americana onde os carros não entram há 115 anos (com FOTOS)



Mackinac Island, no estado norte-americano do Michigan, é uma pacata popular ilha e resort de férias, uma local onde mais de 15 mil pessoas procuram uns dias mais calmos e saudáveis. Ela é conhecida, porém, por um outro feito: há 115 anos que não entra lá nenhum automóvel.

A proibição da entrada de veículos em Mackinac Island surgiu a 6 de Janeiro de 1898, quando foi aprovada uma lei que sentenciava: “O trânsito de carruagens sem cavalos está proibido nos limites da vila de Mackinac”. Desde então, a lei já foi revista para que as bicicletas pudessem transitar sem infringirem as regras, mas os automóveis permanecem banidos.

Segundo o Planeta Sustentável, quando os primeiros automóveis surgiram na região, os moradores decidiram que eles representavam demasiada poluição e barulho. A solução: proibi-los para sempre.

Hoje, as bicicletas são o principal meio de transporte da população – há 14 quilómetros de estradas – mas também as carruagens não perderam o charme de outros séculos e podem ser vistas facilmente.

Em Mackinac Island não há lugares de estacionamento nem bombas de gasolina. Por motivos de segurança, a câmara local tem alguns carros à sua dispôsição. Mas eles só saem para a estrada em caso de emergência.

“É uma sociedade igualitária, uma vez que todos têm o mesmo meio de transporte”, escreveu Jeff Potter on Bicycle Times. Segundo o jornalista, o ar é mais limpo em Mackinac, há menos doenças e acidentes rodoviários.

Ironicamente, o Michigan é, também, o principal estado da indústria automóvel norte-americana. Coincidências.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...