Semente com 2.000 anos dá origem a palmeira rara (com FOTOS)

A semente encontrada no palácio de Herodes, em Israel, foi plantada em 2005 e deu origem a uma palmeira que já floresceu três vezes.

Green Savers

Uma jovem palmeira, chamada Metusalah, floresceu pela terceira vez depois de uma semente com 2.000 anos de idade ter sido plantada, há oito anos. As sementes ancestrais foram encontradas num jarro de barro no palácio fortificado de Herodes, o Grande em Masada, Israel, em 1973.

Uma dessas sementes acabou por ser plantada em 2005 e, para surpresa de todos, deu origem a uma rara e antiga planta. Quem a semeou foi a investigadora botânica Elaine Solowey, com a ajuda do Louis L. Borick Natural Medicine Centre, em Jerusalém.

“Quando perguntámos se poderíamos tentar fazer crescer algumas delas [sementes], disseram ‘são loucos’ mas deram-nos três sementes”, conta a investigadora.

Foi ela que plantou a semente, assim que a recebeu, e a viu florescer pela primeira vez em 2011. Apesar de ser muito parecida com as palmeiras modernas, a árvore tem algumas folhas invulgares. A grande diferença parece residir no comprimento da terceira folha.

O objectivo é agora fazer o cruzamento da planta com parentes modernos próximos. A jovem palmeira foi denominada de Metusalah, por via de uma história bíblica sobre a pessoa mais velha que já viveu.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.