Aeroporto sul-coreano instala fotovoltaicas, lago e dois grandes jardins (com FOTOS)



O terminal 2 do aeroporto de Incheon, na Coreia do Sul, é um verdadeiro reduto de sustentabilidade – uma palavra nem sempre associada, e com razão, à indústria aérea.

Quando os responsáveis pelo aeroporto decidiram melhorar o que, já é considerado, o melhor aeroporto do mundo, a solução encontrada foi a construção de uma mini-cidade sustentável. Para tal contrataram a Gensler, que introduziu várias mudanças no terminal.

Assim, o novo espaço tem agora um lago que promove a saúde, quedas de água, riachos e dois enormes jardins – sim, num aeroporto. Estas áreas verdes integram fotovoltaicas, que continuarão a ser instaladas à medida que o terminal vai ganhando novos contornos.

Por outro lado, telhados de vidro gigantes reduzem a necessidade de iluminar o edifício em algumas áreas, e um sistema de ar-condicionado ultra-eficiente foi também instalado.

Segundo a Fast coexist, não foi fácil implementar elementos sustentáveis em Incheon. Ao contrário dos edifícios de negócio, os aeroportos utilizam energia – intensivamente – 24 horas por dia; têm chãos largos e janelas que, normalmente, não se podem abrir.

Um aeroporto como o de Incheon produz também produz tanto lixo como uma cidade, o que complica um pouco o dia-a-dia da sua transição sustentável.

“Acreditamos que conseguimos chegar à sustentabilidade, sobretudo, com a cultura. Se os aeroportos continuarem a evoluir para a eficiência das suas tecnologias – educando, simultaneamente, e inspirando milhões de passageiros todos os anos – podemos ser parte da solução de reduzir os impactos negativos”, explicou ao site Terence Young, director de design da Gensler.

Veja algumas das fotos do terminal 2 de Incheon.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...