Cadeado permite a múltiplos utilizadores trancarem bicicletas com o smartphone (com FOTOS)



Hoje as pessoas já têm a opção de usufruir de várias fechaduras controladas por smartphone que lhes permitem conceder o acesso apenas a pessoas escolhidas – e que automaticamente se destrancam quando o utilizador se aproxima. A startup Mesh Motion partiu desta ideia e aplicou-a a um dispositivo de segurança de bicicletas conhecido como BitLock.

Inventado pelo engenheiro mecânico e informático Mehrdad Majzoobi, o cadeado feito de ferro tem no interior um microprocessador e um mecanismo de bloqueio electrónico. Quando um smartphone iOS ou Android se aproxima a uma distância de 0,9 metros, o seu sinal Bluetooth faz com que o cadeado se destranque – o utilizador só tem então de pressionar um botão no cadeado para o retirar.

Da mesma forma, assim que o cadeado é colocado na bicicleta e o utilizador se afasta com o seu telemóvel, este fica automaticamente trancado. Também é possível trancar e destrancar o sistema manualmente através de controlos no telemóvel.

A app usa o GPS do smartphone para registar a localização da bicicleta num mapa da cidade – o que não só permite ao utilizador encontrar o caminho de volta mais tarde, como permite aos elementos do seu “grupo de permissão” encontrá-la também, caso a queira emprestar. Enquanto o utilizador lhes concede a permissão, eles também podem usar o seu próprio telemóvel para bloquear e desbloquear o veículo.

Podem ser criados vários grupos, nos quais as pessoas são adicionadas ou removidas a qualquer momento, explica o Gizmag.

O cadeado BitLock é impermeável e alimentado por uma única bateria de cloreto de lítio tionilo não-recarregável. Essa bateria deve funcionar para cerca de 10 mil bloqueios e desbloqueios, sendo exibida uma notificação no smartphone do proprietário quando precisa de ser substituída.

Majzoobi e a sua equipa estão neste momento a angariar fundos no Kickstarter para avançar com a produção do BitLock. Estima-se que o preço por unidade seja de €104 (R$ 304).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...