Caracol de carapaça transparente descoberto na Croácia (com FOTOS)
Foi descoberto um caracol de carapaça transparente dentro da caverna mais profunda da Croácia. A pequena criatura foi declarada como uma nova espécie e vive num dos 20 sistemas de grutas mais profundos do mundo – Lukina Jama-Trojama.
A espécie recém-descoberta – zospeum tholussum – pertence a um género de caracol que não consegue ver e que só vive em escuras cavernas subterrâneas. O aspecto mais distintivo do frágil animal é a sua bela carapaça translúcida, em forma de cone.
Os cientistas encontraram apenas um espécime vivo durante a sua expedição. O animal foi descoberto a uma notável profundidade de 980 metros, numa câmara repleta de pedras e areia com um pequeno riacho.
Todas as espécies conhecidas da caverna possuem uma capacidade limitada de locomoção. Mas a sua preferência por um habitat lamacento e o facto de se estabelecerem geralmente perto do sistema de drenagem da caverna, em proximidade com a água corrente, sugere que estes animais não são imóveis.
Os cientistas pensam que a dispersão dos caracóis é obtida pela sua deslocação através da água ou pela boleia de mamíferos maiores.
Lukina Jama-Trojama é a caverna mais profunda da Croácia e é conhecida pela sua extraordinária forma vertical, longos abismos e grande profundidade – de pelo menos 1.392 metros.
De um ponto de vista ecológico, este sistema cavernoso é extremamente interessante por ter três camadas microclimáticas: uma parte de gelo que se forma na entrada, com uma temperatura de cerca de 1º C; a parte do meio, com temperaturas de até 2º C; e a parte inferior com uma temperatura de 4º C.
Estas condições de vida invulgares tornam a caverna extremamente interessante para os cientistas do ponto de vista da sua biodiversidade.