Reconstrução da Estação Central de Salzburgo aposta na energia geotermal (com FOTOS)



A reconstrução da Estação Central de Salzburgo, na Áustria, está quase completa e o projecto já recebeu dois grandes prémios. A firma alemã de arquitectura Kadawittfeldarchitektur venceu uma competição por ter redesenhado a estação em 2009, com um plano de melhoria dos transportes e da conectividade ao centro.

Os arquitectos tiveram de renovar as vias férreas, de forma a integrar a histórica estação da década de 1860 no novo plano, o qual incorpora várias pontes e passagens, bem como um sistema geotermal que fornece toda a energia necessária para o seu aquecimento e arrefecimento.

A Estação Central de Salzburgo continuou operacional enquanto este ambicioso processo de reconstrução estava a ser concretizado – 750 comboios, transportando cerca de 25 000 passageiros continuaram a circular, o que requereu um complexo planeamento. A alteração de vias pré-existentes teve de ser atentamente cronometrada e coreografada para uma transição sem o mínimo transtorno.

Espera-se que a reconstrução esteja finalizada em meados de 2014. Entretanto, o projecto recebeu o prémio austríaco Staatspreis Design e o European Steel Award.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...