Virgin: emissões de CO2 por passageiro são menores de avião do que de carro



No seu programa de sustentabilidade de 2013, a companhia aérea britânica Virgin Atlantic afirma que no ano passado as emissões de CO2 por passageiro/quilómetro caíram para 119.3 gramas. Este é um dado “interessante”, segundo a empresa, já que no Reino Unido a média de emissões de um carro novo foi de 133.1 gramas de CO2 por quilómetro em 2012. A companhia avança que a queda nas emissões do Reino Unido se deve ao transporte de mais passageiros em altas taxas de ocupação.

A Virgin Atlantic – que, diga-se, é suspeita neste tipo de estudos – também confirmou que continua a reduzir a sua pegada de carbono global. O enorme investimento em novas aeronaves, mais eficientes, permitiu reduzir as emissões de CO2 em 30%, em alguns casos.

Os grupos ambientalistas, por sua vez, questionam-se se a Virgin Atlantic estará focada nos impactos errados, com cada vez mais pessoas a voarem. Dax Lovegrove, da WWF, defende que esta e outras companhias aéreas devem “focar-se menos no passageiro e nas eficiências de CO2 por quilómetro e mais na gestão da pegada de carbono global do aumento geral dos passageiros que viajam a grandes distâncias”.

Lovegrove citou uma série de mudanças que são necessárias para garantir uma “mobilidade inteligente”, que inclui veículos eléctricos, melhor transporte público e mais partilha de carros. De facto, uma porta-voz da Virgin Atlantic admitiu que as emissões dos automóveis são baseadas numa única pessoa a viajar no veículo.

As emissões da aviação duplicaram desde 1990, devido ao aumento da procura de passageiros, de acordo com o Edie. Em 2011 o sector da aviação foi responsável por 6% do total das emissões de gases com efeito estufa no Reino Unido, com a grande maioria (95%), resultante de voos internacionais.

“Aceitamos plenamente a nossa parte na redução das consequências negativas do transporte aéreo”, afirmou este ano Craig Kreeger, CEO da Virgin Atlantic. “A nossa prioridade número um é reduzir as emissões de carbono das nossas aeronaves em voo.”

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...