Áustria vai ter pavilhão comestível na Expo 2015 (com FOTOS)
Um pavilhão comestível, desenhado por Chris Precht e Alex Daxböck, acabou de ser nomeado vice-campeão na competição de design internacional para a Expo Milão 2015. O pavilhão pertence à Áustria.
Inspirados pelo tema da exposição – Alimentar o Planeta, Energia para a Vida -, os dois artistas submeteram um conceito literal, encorajando a agricultura orgânica e o abastecimento local.
Porém, a ideia subjacente ao pavilhão não se prende apenas com o tema da exposição. Os designers também visavam promover a importância de alimentos locais e orgânicos na Áustria. Enquanto país pequeno, a Áustria é capaz de ser fonte de abastecimento dos seus produtos locais.
Segundo os artistas, o aumento dos escândalos alimentares, os organismos geneticamente modificados e as propriedades corporativas de abastecimento alimentício tornaram o público ainda mais consciente da importância da produção regional e sazonal.
Mais do que uma agradável estrutura de jardim, o Pavilhão Austríaco é, sobretudo, um design interactivo que requer a participação dos visitantes. Após entrarem na exposição, por uma longa rampa, os convidados passam para um local de plantas e é-lhes explicado todo o ciclo de crescimento destas, desde a semente à cozinha austríaca.
Assim, os visitantes podem preencher os lapsos da estrutura de madeira com várias sementes à sua escolha, ficando nas suas mãos o preenchimento do design de todo o pavilhão.
Entre semear, crescer e colher, durante os sete meses de duração da Expo Milão 2015, o pavilhão passa por mudanças constantes, de uma estrutura estéril para um jardim público rico em nutrientes. Nesse período, todos os vegetais, frutas e ervas plantados pelos visitantes incorporam os pratos austríacos preparados pelo restaurante local.