Volvo lança tecnologia que armazena energia em painéis interiores



As baterias convencionais que alimentam hoje em dia os carros eléctricos e híbridos ocupam espaço e custam muito peso extra aos veículos. Mas a Volvo acaba de anunciar que desenvolveu um conceito para os componentes estruturais de armazenamento de energia que poderá melhorar o consumo dos futuros veículos ecológicos.

O material – que consiste em fibras de carbono, baterias nano-estruturadas e supercapacitores – permite que os componentes da bateria sejam integrados em painéis no corpo do carro, ocupando assim menos espaço do que as baterias convencionais.

A tecnologia apresenta uma combinação de fibras de carbono e resina polimérica, criando um nano material muito avançado e super condensadores estruturais. As fibras de carbono reforçadas encaixam na nova bateria, sendo moldadas e formadas para caber em torno da estrutura do automóvel, tal como nos painéis das portas.

Segundo o Inhabitat, os supercapacitores são integrados dentro dos componentes do carro, podendo então ser utilizados em todo o veículo, substituindo os componentes existentes para armazenar e carregar a energia.

Tal como as baterias convencionais, o novo material é recarregado e energizado pelo uso do freio regenerativo do carro ou usando a rede eléctrica. A nova tecnologia é cerca de 15% mais leve do que as baterias convencionais, sendo que também carrega e armazena energia mais rapidamente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...