Bióloga portuguesa descobre escaravelho único no mundo



A bióloga portuguesa Sofia Reboleira descobriu, nas grutas da Serra do Sicó, entre Condeixa e Pombal, um escaravelho predador único no mundo, de acordo com uma notícia da Agência Lusa.

De acordo com a Lusa, esta é já a sexta nova espécie descoberta por Sofia Reboleira (na foto). “É o primeiro escaravelho estafilinídeo cavernícola de Portugal Continental, ao qual foi dado o nome científico de Domene Lusitanica, em alusão à sua restrita distribuição geográfica confinada às partes profundas da Serra do Sicó”, explicou a bióloga.

O escaravelho tem quase um centímetro de comprimento e apresenta várias características morfológicas de adaptação à vida nas grutas. “É um escaravelho predador, despigmentado, sem olhos verdadeiros e asas e tem o corpo alongado”, explicou Sofia Reboleira.

Este escaravelho tem a particularidade de não existir em nenhuma outra parte do mundo, o que, segundo a bióloga, coloca “grandes desafios em termos de conservação”.

“A utilização de pesticidas e insecticidas, a destruição das grutas nas zonas de exploração de inertes e os problemas associados ao escoamento de esgotos industriais e urbanos no único local do mundo onde vivem colocam a espécie em vias de extinção”, completou Sofia Reboleira.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...