Moscovo vai construir primeiro parque público em 50 anos
Um gabinete de arquitectura norte-americano ganhou o concurso para a construção do Zaryadye Park, o primeiro parque público que vai nascer em Moscovo nos últimos 50 anos.
Localizado nas imediações da Praça Vermelha, o Zaryadye, com 129,5 mil metros quadrados, faz parte do plano de Vladimir Putin para “projectar uma nova imagem de Moscovo e da Rússia para o mundo”, refere o Inhabitat.
O Zaryadye vai nascer no local onde outrora se localizou o Hotel Rossiya, um projecto arquitectónico da era Soviética, que foi demolido em 2006. O nome, Zaryadye, é uma homenagem ao bairro que existia naquele local e que na década de 1960 acabou de ser demolido para a construção do Hotel Rossiya.
O parque, que vai custar €148,8 milhões (R$465,3 milhões), irá revitalizar o centro de Moscovo. Os arquitectos do Diller Scofidio + Renfro, o gabinete que ganhou o concurso, projectaram uma paisagem híbrida, através dos princípios do “urbanismo selvagem”. O Zaryadye vai ser dividido em quatro partes, que representam as várias zonas climáticas que podem ser encontradas na Rússia: tundra, pântanos, estepe e floresta.
Através da combinação de artefactos históricos, como os jardins ao estilo do Kremlin, com tecnologias modernas sustentáveis, que incluem sistemas de microclimas artificiais, o Zaryadye Park pretende captar a relação entre a cultura, história, paisagem e arquitectura urbana de Moscovo.
Está previsto que a construção do Zaryadye comece no final de 2014 e demore entre dois a três anos até estar concluído.
[nggallery id=48 template=greensavers]