Metro de Londres vai estar aberto durante 24 horas durante o fim-de-semana



À semelhança de metros como o de Nova Iorque ou Barcelona, também o Metro de Londres, o mais antigo do mundo, vai passar a estar aberto 24 horas por dia aos fins-de-semana.

A medida, que vai vigorar a partir de 2015, vai afectar as cinco principais linhas, que concentram 60% do tráfego do metro londrino: linha Jubileu, Victoria, Central, Piccadilly e Norte. O serviço nocturno não será tão frequente como o diurno mas garantirá um mínimo de quatro comboios por hora.

Para além de aumentar a rivalidade entre Londres e Nova Iorque, o mayor londrino, Boris Johnson, acredita que a expansão do horário de funcionamento poderá impulsionar a economia da capital inglesa e potenciar a criação de empregos. “Vai ser altamente valioso para a economia de Londres, que se está a tornar numa economia de 24 horas, sete dias por semana, interagindo com os vários fusos horários mundiais”, disse Boris Johnson, citado pelo Financial Times (FT). Se esse grande centro financeiro mundial que é a City nunca apaga as luzes, também o metro não o fará, sublinhou Johnson.

Porém, esta nova planificação vai traduzir-se numa renovação das estações, o que acarreta o fecho das bilheteiras das 240 estações. O fecho das bilheteiras vai por sua vez levar a uma redução de 950 trabalhadores. No entanto, a abertura das estações aos fins-de-semana prevê a criação de 200 novos postos laborais, o que no balanço total se traduz na extinção de 750 postos de trabalho.

Actualmente, a maioria dos bilhetes e passes são comprados através da internet ou nas máquinas de venda automática colocadas nas estações, pelo que a administração do metro não vê necessidade em manter as bilheteiras de venda assistida abertas. Para ocupar as bilheteiras a administração está em conversações com a Amazon para tornar os espaços em pontos de recolha dos artigos que são comprados online.

Com o decorrer do tempo, vão ser adicionadas ao serviço mais linhas do metro, à medida que forem remodeladas. O objectivo final é que o metro de Londres esteja aberto 24 horas por dia, sete dias por semana, refere o FT.

Foto:  Jim Bahn / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...