Investigação denuncia crueldade animal em Hollywood
Com certeza que já reparou no aviso “Nenhum animal foi maltratado ou ferido durante a realização deste filme” (na imagem), que habitualmente é exibido nos créditos finais de um filme ou de uma série.
Esta espécie de selo de segurança é concedido, no caso da indústria cinematográfica de Hollywood, pela American Humane Association (AHA), que comprova que foram seguidos rigorosos padrões de segurança em relação aos animais utilizados nas produções.
Porém, esta avaliação feita pela AHA pode não ser completamente rigorosa e é o que vem revelar uma investigação do The Hollywood Reporter. De acordo com esta investigação, a AHA tem concedido acreditações a várias produções onde vários animais foram feridos ou morreram, com a justificação que tais mortes e lesões aconteceram involuntariamente ou enquanto não decorriam as gravações.
Muitos destes acidentes que envolveram animais aconteceram em grandes produções recentes de Hollywood. Um dos que foi revelado pela investigação do Hollywood Reporter aconteceu durante as filmagens do filme “A Vida de Pi”, onde o tigre utilizado quase se afogou. Numa das cenas, o animal, que no filme é conhecido como Richard Parker, deveria nadar num tanque. Porém, o animal desorientou-se e quase se afogou, tendo o tratador de lhe atar uma corda e orientá-lo para fora do tanque.
A investigação cita um e-mail de Gina Johnson, responsável da AHA por monitorizar o filme, para um colega de trabalho, onde descreve o incidente com o tigre. Segundo a investigação, Gina Johnson, que estaria a ter uma relação amorosa com um dos produtores executivos do filme, avisou o colega para não mencionar o incidente.
Outra produção onde vários animais foram maltratados foi a série Luck, da HBO. Durante as filmagens desta série vários cavalos foram feridos, sendo que quatro deles tiveram de ser abatidos devido à gravidade dos ferimentos
Na sequência das filmagens de Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra, dezenas de criaturas marinhas deram à costa mortas, depois de várias explosões não controladas que foram produzidas para os efeitos especiais. Em 2005, nas filmagens de Resgate Abaixo de Zero, da Disney, um treinador separou três cães que estavam a lutar com pontapés e murros. Um dos cães era utilizado como protagonista.
Outro dos filmes que vitimou vários animais foi o Hobbit: Uma Viagem Inesperada. Durante um hiato nas filmagens, cerca de 27 animais, incluindo ovelhas e cabras, morreram numa quinta da Nova Zelândia, onde estavam a ser guardadas e treinadas, principalmente devido à desidratação, exaustão ou afogamento.
Todos estes filmes receberam o selo de qualidade AHA, certificando que nenhum animal foi ferido ou maltratado durante a produção.
Confira aqui os animais mortos ou feridos nas produções de Hollywood:
A Vida de Pi – Um tigre quase morreu afogado
Luck – vários cavalos foram feridos, sendo que quatro tiveram de ser abatidos
Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra –dezenas de animais marinhos deram mortos à costa na sequência de explosões provocadas para as filmagens
Resgate Abaixo de Zero – três cães que estavam a lutar foram separados com murros e pontapés
Hobbit: Uma Viagem Inesperada – 27 animais morreram