EUA: Investigador português recebe prémio de melhor investigação em Inovação para Desenvolvimento Urbano
Vasco Portugal, investigador do MIT Portugal, foi distinguido com o prémio de melhor investigação em “Inovação para o Desenvolvimento Urbano”, pelas implicações na futura política de habitação urbana e desenvolvimento.
O investigador português foi condecorado a par de mais dois colegas do MIT – Caleb Harper e Layla Shaikley –, com quem de desenvolveu a investigação. O prémio foi concedido pela Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos, pelo centro internacional de estudos The Woodrow Wilson, o Banco Mundial e a Cities Alliance.
O trabalho desenvolvido por Vasco Carvalho retracta as implicações económicas, sociais e políticas que as diferentes tipologias de habitação promovidas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (IDB, na sigla inglesa) podem ter na expansão de uma cidade em desenvolvimento. O estudo de caso escolhido pelos investigadores foi a cidade de Manaus, no Brasil.
Segundo um comunicado do MIT Portugal, “os resultados deste estudo são especificamente importantes para os promotores deste prémio, uma vez que são estes mesmos bancos que financiam uma grande percentagem dos projectos que visam o desenvolvimento de contextos subdesenvolvidos ou emergentes”.
A investigação de Vasco Portugal e colegas do MIT vai agora ser aprofundada, em parceria com IDB, para tentar perceber as implicações económicas directas e indirectas das intervenções dos bancos para o desenvolvimento nos contextos urbanos.
Além do reconhecimento através do prémio, o trabalho de Vasco Portugal, Caleb Harper e Layla Shaikley vai ser publicado com outras sete investigações numa edição especial – a Innovation in Urban Development: Incremental Housing, Big Data and Gender.
“É evidente que estamos todos muito satisfeitos por ver o reconhecimento traduzido numa publicação e interesse por apadrinhar uma segunda fase de investigação”, afirmou o investigador português.