Artesã portuguesa recupera o sabão natural produzido a partir de plantas biológicas (com FOTOS)
Os sabonetes sempre foram um produto apreciado em Portugal. Paralelamente às conhecidas marcas nacionais que hoje em dia exportam os seus produtos para o mercado internacional, há quem se dedique a uma produção mais artesanal e caseira. É o caso de Cristina Amorim, que há mais de cinco anos produz sabões naturais que mais parecem bombons comestíveis.
Toda a linha dos sabões Cuidados Naturais é feita à base de produtos naturais, nomeadamente azeite, e desenvolvida a partir das plantas que esta produtora cria em sua casa de forma biológica. As plantas de eleição de Cristina são a calêndula, camomila, alfazema, lavanda, alecrim e perpétua das areias.
Como todo o processo de feitura dos sabões é natural, Cristina Amorim não utiliza aromas ou corantes artificiais, como explicou ao Green Savers. “Muitos [dos sabões] não têm aroma, uma vez que as próprias plantas com que são feitos não têm cheiro, como por exemplo a urtiga”, explica.
Os sabões desta artesã são compatíveis com todos os tipos de pele, mas Cristina Amorim tem alguns especiais para as peles que requerem alguns cuidados: os sabões de eucalipto, de alecrim ou de argila para as peles oleosas; para as peles secas os de camomila e calêndula ou de azeite e coco. Existem ainda sabões adequados a problemas mais específicos, como por exemplo a psoríase, para os quais a produtora recomenda o de aveia ou de perpétua das areias. No total, estão disponíveis 15 tipos de sabões diferentes.
Esta produtora não vende em lojas, daí que as encomendas tenham de ser feitas por e-mail ou através da página de Facebook. Os sabões custam, em média, cerca de €4.
[nggallery id=91 template=greensavers]