3Space: uma empresa que disponibiliza escritórios livres de renda a instituições sociais
Andrew Cribb e Henry Manson criaram um novo conceito de arrendamento em 2010 e querem agora revolucionar o mercado imobiliário. Há três anos, criaram a 3Space, uma empresa britânica que disponibiliza escritórios a instituições de cariz social, empresas sociais, organizações não-governamentais ou start-ups sem um custo de renda associado.
No entanto, os espaços laborais disponibilizados não pertencem à 3Space. A empresa criada por estes dois britânicos é apenas uma intermediária entre os proprietários dos imóveis e as entidades que necessitam de um local de trabalho e não dispõem de meios financeiros para concretizarem o arrendamento.
Qual é então o papel da 3Space? A empresa aborda os proprietários de imóveis que estejam inutilizados e vazios e pede-lhes que acolham – sob condições estritamente controladas – instituições ou empresas sociais por um período limitado. “A 3Space oferece um mecanismo de controlo. Somos bons a encontrar pessoas, como também somos bons a retirá-las dos espaços quando é necessário que saiam”, afirma Cribb, antigo planeador urbano da London Development Agency, ao Financial Times.
“Cada vez há mais pessoas a vir para as cidades e, ao mesmo tempo, temos recursos limitados”, indica Cribb. “Como é que podemos utilizar os recursos melhor? As propriedades são activos que podem ser utilizados quando os proprietários pensam que não têm nenhum valor. É uma maneira de se envolverem com a comunidade”, explica.
E o que é que ganham os proprietários dos imóveis? Segundo a 3Space, os proprietários beneficiam de seguros reduzidos, taxas de negócio mais baixas e custos associados à segurança e manutenção também mais baixos. “As taxas de poupança dos proprietários com os imóveis podem ascender até aos 50%”, sublinha Cribb.
Um dos exemplos dos espaços ocupados é a Audit House, um antigo tribunal em Londres que esta dupla transformou em escritórios para start-ups. Tal como este espaço, muitos outros estão à espera de serem requalificados, à espera de licenças para a implementação de novos projectos ou estão à venda e aguardam um comprador. A ocupação do espaço é normalmente por curtos períodos de tempo e a 3Space garante que os proprietários possam reaver os seus imóveis quando necessitarem.
Desde que a 3Space iniciou a sua actividade, mais de 165 empresas e instituições passaram pelos espaços que administram e já chegaram a gerir cerca de 30 espaços ao mesmo tempo. Actualmente, têm organismos instalados em cinco edifícios, que se espalham por Londres, Cardiff, Blackpool e Wigan.
Além da inexistência de um custo de renda associado, o outro factor de maior atractividade para as instituições sociais é a flexibilidade. A Marrocan Children’s Trust é uma associação de caridade localizada em Tooting, no sul de Londres, num escritório pelo qual paga renda. Porém, esta instituição recorre aos serviços da 3Space e utiliza um espaço em Wimbledon para realizar as suas reuniões semanais com os colegas que trabalham em Marrocos. “Para nós o principal atractivo deste espaço é não possuir distracções ou outras empresas a trabalhar”, explica Sarah Sibley, coordenadora de projectos da instituição.
Segundo Henry Manson, antigo contabilista na KPMG, o principal objectivo da 3Space é formar uma parceria de longo prazo com um grande grupo imobiliário. Porém, o parceiro teria de encarar o relacionamento como mais que uma dificuldade financeira de curto prazo.