Projecto português cria mapa da biodiversidade da Serra da Estrela (com VÍDEO)



O Green Savers terá sido dos primeiros sites de informação a dar a conhecer o GeObserver, um portal que reúne os dados da meteorologia, fauna, flora, demografia, hidrografia, elevação e edifícios da Serra da Estrela dos últimos 30 anos.

Passados 18 meses, o Economia Verde foi visitar Paulo Barbosa e perceber, de facto, como funciona o projecto. “A plataforma recolhe dados de estações meteorológicas públicas e privadas, em tempo real. Temos também pessoas no terreno a recolher dados, que são verificados por técnicos especializados em cada uma das áreas. O cidadão comum pode também ir ao site e registar tudo o que possa ver ou fotografar de biodiversidade”, explica Paulo Barbosa.

Com a ajuda das fotografias enviadas pelos cidadãos, a GeObserver faz a confirmação da informação e, a partir desse momento, começa a construir-se o mapa da biodiversidade da Serra da Estrela.

O objectivo principal do GeObserver é utilizar estes dados para a protecção ambiental, pelo que a plataforma recebeu a ajuda de um parceiro muito especial, a Associação Amigos da Serra da Estrela.

“Muito pouca gente saberá o que possui o parque em termos de biodiversidade, quer de fauna e flora. Há um levantamento genérico, mas [a gestão] do quotidiano não tem sido feita. E só se pode conservar o que se conhece”, frisou ao Economia Verde José Maria Saraiva, da associação serrana.

A curto e médio prazo, o GeObserver terá de obter novos apoios para que a rede de informação não se perca. Uma das principais conquistas deste cruzamento de dados foi a criação de um índice de risco de incêndio, que ajuda Protecção Civil e outras autoridades locais a prevenirem-se para as alturas mais quentes do ano. Assim, o interesse público é visível.

O sucesso da plataforma poderá levá-la, a curto prazo, para outras paragens. Segundo Paulo Barbosa, foram já feitos alguns contactos com países de língua oficial portuguesa, que estão interessados no GeObsever para gerirem, de forma mais eficiente, os seus gigantescos parques naturais.

Como o Green Savers tinha já adiantado, um desses parques é a Gorongosa. Veja o episódio 184 do Economia Verde.

Foto:  ines saraiva / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...