O maior cemitério de navios do mundo (com FOTOS)
Estendida na costa oeste de África está situada a pequena península de Cabo Branco, onde se encontra Nouadhibou, cidade da Mauritânia onde habitam quase cem mil pessoas. Capital económica da região, a cidade detém também outro título: é lar para o maior cemitério de navios do mundo.
Dificuldades financeiras levaram as autoridades locais a permitir que os proprietários de embarcações oferecessem subornos para despejarem os seus navios usados no porto. Depois de quase três décadas desta prática, a costa litoral de Nouadhibou tornou-se uma paisagem única com mais de 300 navios em decomposição.
A economia de Nouadhibou foi durante muito tempo baseada na pesca e no comércio, mas a localização na península provou ser ideal para o comércio marítimo. A cidade começou a processar e distribuir o minério de ferro extraído das profundezas da Mauritânia.
Tal como tantas outras cidades fronteiriças, a anarquia dos negócios conduziu os seus primeiros tempos. A partir dos anos 20, os mercadores descobriram que Nouadhibou estava disposta a ignorar os perigos ecológicos de despejar navios antigos e a perdoar quaisquer processos de desmantelamento adequados – por um preço.
Com o passar do tempo, as dificuldades económicas da cidade pioraram e na década de 80 a frequência com que os navios abandonados foram aparecendo na baía de Nouadhibou aumentou dramaticamente. Desde então que os números foram crescendo e os proprietários de barcos um pouco por todo o mundo começaram a enviar os seus velhos navios numa última viagem até à Mauritânia.
Veja algumas das fotos desoladoras de Nouadhibou.
[nggallery id=195 template=greensavers]