O produto de limpeza made in Portugal que não utiliza água (com VÍDEO)



Na Isodet, empresa familiar fundada há 14 anos, todos são formados em química. Iniciada por profissionais com uma larga experiência de multinacionais ligadas ao sector dos produtos de higiene e manutenção industrial, a empresa sempre procurou trazer as preocupações ambientais para os seus produtos.

Fruto destas preocupações, a empresa desenvolveu, há sete anos, um produto que lava automóveis, barcos e motos sem água, o V8 Waterless. Para o utilizar, basta uma embalagem e dois panos microfibra.

“Com a pulverização, o produto faz fluir a sujidade à superfície da chapa. Esse é o segredo do produto. Ele consegue tirar a sujidade que está nos microporos da chapa, sendo que, para isso, basta passar o pano sob a sua superfície”, explicou ao Economia Verde Jorge Governo Antunes, um dos responsáveis da Isodet, que em 2013 facturou €250 mil.

“Depois, com o primeiro pano, recolhemos a sujidade que foi retirada da chapa. O segundo pano faz o polimento e activa uma cera própria do produto, qu lhe confere aquele brilho. E sela a chapa”, continuou.

O responsável afirma que um automóvel precisa de 165 litros de água para ser lavado. Com este processo, a viatura pode ser limpa na sua totalidade – ainda assim, o processo torna-se mais eficiente com uma manutenção regular. “Não há necessidade de ser fazer a limpeza a fundo muitas vezes”, avança Jorge Governo Antunes.

Segundo a Isodet, se todos os carros portugueses fossem lavados, duas vezes por mês, por este processo, seria possível poupar 6.400 piscinas olímpicas de água por ano.

O produto já é utilizado na marinha portuguesa e tem sido exportado para França e Norte de África. Num futuro próximo, a Isodet pretende criar uma máquina de lavar que não utiliza água. Seria uma inovação certamente muito bem recebida nas casas portuguesas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...