Quercus alerta para problemas no parque eólico da Serra de São Mamede



A instalação de um parque eólico no Alto dos Forninhos, no Parque Natural da Serra de São Mamede, em Portalegre, está a apresentar vários problemas e outros ainda estão a ser analisados, alerta a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza).

A associação de defesa do ambiente é favorável à utilização de energias renováveis em vez de energias não renováveis, mas relembra que não têm impactos neutros no ambiente e que os seus efeitos podem até ser negativos. No caso dos parques eólicos os cuidados necessários são acrescidos e a Quercus está contra a implantação de parques eólicos dentro de áreas protegidas.

Uma vez que a instalação dos parques eólicos pode ter efeitos negativos na paisagem, geologia, flora, e fauna das regiões onde são implantados, tais circunstâncias obrigam a que os mesmos sejam objecto de avaliações na sua implantação. No entanto, a Quercus afirma que tal não terá acontecido com o parque eólico do Alto dos Forninhos, onde se prevê que ocorram impactos ao nível da fauna (morcegos e aves sobretudo).

A organização não-governamental acredita também que as populações deveriam ter sido envolvidas no processo que levou à decisão de instalação do parque eólico, na medida em que seria necessária a participação dos cidadãos nos processos decisórios.

Os impactos visuais do parque eólico são alvos de críticas por parte de residentes na zona e existem também alterações ao próprio projecto que não estavam previstas inicialmente. Uma das alterações refere-se ao alargamento da Estrada Municipal 522, algo que a Quercus acredita que poderá provocar um maior impacto na flora e na fauna, através da pressão humana acrescida e da criação de um efeito barreira nessa área.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...