Robôs apoderam-se do trabalho criativo e já escrevem livros e música



Os robôs e computadores têm já um grande número de aplicações e, progressivamente, vão substituindo o ser humano nas mais variadas tarefas. Se inicialmente eram utilizados para desempenhar trabalhos pesados ou perigosos, os robots são actualmente utilizados até em funções criativas – um exemplo disso são os computadores da IBM que foram programados para cozinhar e criar novas receitas.

Apesar destes robots inteligentes da IBM serem apenas um protótipo, é melhor habituar-se à ideia de ter refeições confeccionadas por robots ou jornais escritos por computadores, o que significa que estas máquinas inteligentes também vão poder substituir os criativos das mais variadas profissões.

Existem computadores que desenvolvem trabalho criativo há já algum tempo. Já há romances escritos por computadores que combinam os enredos de Tolstoy com o estilo de escrita de Murakami, assim como já há música e notícias escritas por computadores, refere o Quartz.

Mas o que é que torna possível às máquinas operar nestas áreas consideradas artísticas? A resposta é simples: tanto a música, como a escrita podem ser transformadas em ciência, através da criação de grandes bases de dados de música, livros e notícias – e agora também receitas -, que são convertidos em código binário.

Nos últimos séculos, o ser humano fez um grande trabalho a aprimorar a arte culinária, mas no futuro esse papel pode pertencer aos computadores e o projecto da IBM é exemplo disso. Ao avaliar a variedade de receitas existentes e analisando os sabores implícitos a determinadas moléculas, os computadores podem criar variadas receitas, tão numerosas quanto as suas bases de dados permitirem.

Tais avanços na arte computacional podem permitir no futuro encomendar um livro escrito consoante as preferências do cliente ou uma música composta consoante os gostos do ouvinte. E talvez num futuro próximo possa ser surpreendido com uma qualquer receita exótica criada por um computador ou até mesmo um prato com o seu nome, criado a partir dos seus gostos gastronómicos.

Foto: crstnksslr / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...