Filipe Pinto, o novo projecto do músico-ambientalista (com VÍDEO)



Em 2009, Filipe Pinto foi um dos escolhidos, entre 20 mil candidatos, para participar na terceira edição do Ídolos, programa de talentos musicais transmitido pela SIC. Depois de três meses de emissões, o jovem de São Mamede de Infesta tornou-se o favorito do júri e público, acabando por ser um dos mais consensuais vencedores do programa.

O que parte do público desconhece, porém, é que, no decorrer do programa, o jovem português foi concluindo as cadeiras do último ano do curso de Engenharia Florestal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tendo-a terminado logo a seguir ao final do programa.

Hoje, Filipe Pinto tem dois amores e, muitas vezes, consegue conjugá-los. O mais recente projecto do músico-ambientalista chama-se O Planeta Limpo do Filipe Pinto e tem a “ajuda” da Betweien, um spin-off da Universidade do Minho (UM) especializado na criação e desenvolvimento de conteúdos educativos.

“Além das músicas que já tinha pensadas, [pensei em] incluir outras plataformas para chegar à sensibilidade das crianças, através da audição e visão. Surgiu então a necessidade de criar um livro, um jogo digital, um CD e um DVD”, explicou Filipe Pinto ao Economia Verde.

Os temas abordados são a floresta, água, solos e reciclagem, num projecto que tem como alvo o pré-escolar e primeiro ciclo. Estas ferramentas pedagógicas tentam captar a atenção dos mais novos, contando já com o apoio do programa Eco-Escolas.

No projecto, Filipe Pinto é, ele próprio, uma personagem que vive na floresta, rodeado da uma horta e animais domésticos. “Ao mesmo tempo, ele é músico e vai todos os dias à cidade, alegrar as crianças com quem se cruza. No caminho, encontra outras personagens”, explica o músico.

Por trás do projecto está a Betweien, uma empresa que nasceu de um grupo de investigação da UM. “Como empresa ligada à educação, acabamos por ser o elemento que consegue dar uma vertente pedagógica e interligação entre os conceitos que se pretendem transmitir e a percepção e melhor compreensão desses temas por parte das crianças”, avançou Narciso Moreira, director de projectos da Betweien.

Lançado em Dezembro de 2013, o projecto pretende chegar agora a todas as escolas do País. O Economia Verde foi conhecê-lo melhor no episódio 219.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...