Britânicos vão apagar as luzes para marcar o centésimo aniversário da I Guerra Mundial
Enquanto meio mundo desliga as luzes, hoje, para celebrar a Hora do Planeta, os britânicos foram convidados a desligar as luzes das suas habitações para marcar o 100º aniversário do exacto momento em que a I Guerra Mundial foi declarada, em 1914. O convite partiu do projecto Lights Out e é inspirado pelas declarações de Sir Edward Grey, secretário de Estado e dos Negócios Estrangeiros britânicos, da altura. “As luzes vão ser apagadas em toda a Europa e não as devemos ver acesas novamente no nosso tempo de vida”, afirmou então.
O evento está marcado para 4 de Agosto, às 23 horas, e está integrado nas amplas celebrações do acontecimento que vão acontecer por todo o Reino Unido, conforme anunciou a secretária da Cultura, Maria Miller.
Os mentores do projecto esperam que este seja um dos “eventos mais amplos de dramáticos jamais organizados no Reino Unido”, no qual os “britânicos das quatro nações estão convidados a apagar as suas luzes e substituí-las por apenas uma única fonte de iluminação para relembrar o dia que mudou a história do mundo para sempre”. Contudo, os organizadores não indicaram quanto tempo vai o apagão durar.
Entre outros dos planos para a celebração da data está um concerto no Royal Albert Hall, onde vários poemas da altura vão ser musicados. Serão também interpretadas obras do compositor germânico Torsten Rasch, pela Philharmonia Orchestra.
Foto: Rob Ellis’ / Creative Commons