Projecto inovador utiliza eficiência energética para ajudar os desempregados
Grande parte das emissões de dióxido de carbono provém do sector habitacional. Como tal, existe a necessidade de encontrar formas de ajudar as pessoas a reduzirem o consumo de energia nas suas casas. Parte do consumo está relacionado com as condições de preservação da casa e do tipo de habitação, mas a maior parte da energia consumida é relativa à maneira como as pessoas a utilizam.
Contudo, já existe um projecto para ajudar as pessoas a reduzirem o consumo energético. O Achieve nasceu há cinco anos, em Frankfurt, e pretende abordar o problema dos preços de combustíveis elevados e o aumento do desemprego de forma combinada. Na Alemanha, o Governo cobre as despesas de electricidade dos desempregados e foi desta ajuda governamental que surgiu o projecto.
O Achieve ensina e ajuda os desempregados para que estejam aptos a dar conselhos de eficiência energética aos consumidores mais vulneráveis – muitas vezes outros desempregados -, o que resulta em poupança de energia, alteração de hábitos e na reintegração de desempregados no mercado de trabalho.
Este projecto de poupança e integração social já extrapolou fronteiras e está a ser implementado agora no Reino Unido, em parceria com várias associações, refere o Guardian.
O programa de aconselhamentos do Achieve envolve duas visitas gratuitas às habitações dos clientes. Durante a primeira, os conselheiros treinados avaliam a habitação, incluindo contas e locais onde a energia está a ser desperdiçada, nomeadamente em aparelhos, lâmpadas de alto consumo, portas e janelas. Posteriormente, são considerados os mecanismos de poupança que podem ser instalados na habitação. Na segunda visita, o técnico instala os dispositivos de poupança e apresenta um relatório onde são indicadas as avaliações e o tempo de retorno do dinheiro que foi investido para melhorar a eficiência energética da habitação.
Contudo, o intuito do programa não é basear-se na completa habilidade dos consumidores conseguirem fazer mudanças a longo prazo no seu comportamento de maneira a potenciar a poupança. O objectivo é indicar às pessoas pequenas poupanças que podem ser conseguidas através da instalação de pequenos dispositivos que melhoram a eficiência energética. Desta forma, as pessoas são educadas sobre o custo de determinadas aplicações e motiva-as a alterarem ainda mais os hábitos energéticos.
Uma das principais alterações, e uma das mais bem-sucedidas, é a substituição das lâmpadas convencionais e de halogénio por lâmpadas LED. Outra é indicar aos clientes quais os aparelhos que costumam estar em stand-by que podem ser desligados, permitindo uma poupança adicional.