Amb3E quer aproveitar clima de festa do Rock In Rio para ensinar a reciclar



O Rock In Rio remete-nos para o lugar-comum do festival de música, mas a verdade é que o evento, que arranca já este domingo, é um centro de entretenimento que abrange a música e temas ligados à inclusão social ou reciclagem, por exemplo.

Um dos exemplos desta ligação cada vez mais óbvia do Rock In Rio à sustentabilidade chega-nos de um dos parceiros do evento, a Amb3E, que na edição deste ano vai recriar um ambiente de feira. Assim, vai criar um jogo de tiro ao alvo em que o objectivo é acertar no equipamento usado, para que este caia num contentor – que simboliza o seu encaminhamento para reciclagem.

“Pretendemos, de uma forma divertida, alertar para a importância de encaminhar os equipamentos eléctricos e electrónicos usados, através do ponto electrão, para que estes possam ser devidamente tratados e valorizados”, explicou ao Green Savers Jorge Vicente, director-geral da Amb3E.

É aqui que o stand da associação fica mais interessante. Os participantes com melhor pontaria são desafiados a deixarem a sua mensagem numa máquina de lavar – um electrodoméstico tantas vezes visto perto do caixotes do lixo, colocando em risco a saúde dos cidadãos. Desta forma, a Amb3E espera que os festivaleiros percebam que os equipamentos eléctricos e electrónicos também precisam de ser encaminhados para reciclagem.

“Muito se tem falado sobre a importância de reciclarmos, contudo, se essa mensagem for transmitida e reforçada de forma lúdica, principalmente aos mais jovens, acreditamos que pode ser facilmente apreendida permitindo a adopção de comportamentos ambientalmente correctos”, continua Jorge Vicente.

O ambiente de festa vivido no Rock in Rio, por isso, poderá ser ideal para sensibilizar as pessoas enquanto estas se divertem.

Mudar as mentalidades com entretenimento

A fórmula de aliar o entretenimento à mudança de mentalidades não é nova, mas os resultados obtidos pela Amb3E nos últimos anos têm sido tão positivos que a estratégia é para manter.

“O Rock in Rio é mais que um festival de música. É um evento que reúne famílias, permitindo à Amb3E, num único espaço, transmitir a mensagem a pequenos e graúdos. Por outro lado, é do conhecimento geral que são muitas vezes os mais pequenos a educarem os mais velhos no que diz respeito à adopção de boas práticas ambientais”, explicou o responsável.

Na primeira presença no Rock in Rio, a Amb3E espera transmitir a mensagem a centenas de pessoas, que serão, elas próprias, influenciadores de um público vasto, em termos de faixa etária ou interesses. “Acreditamos que, num ambiente descontraído, as pessoas estão mais receptivas”, explicou.

Um parceiro e consultor

Não só do stand viverá a Amb3E no Rock In Rio. A associação reciclará alguns dos jogos da nossa infância e, através de uma equipa de promotores, irá a desafiar as pessoas para um jogo de limbo. Paralelamente, uma mascote alusiva a um telemóvel antigo alertará as pessoas para a temática da reciclagem, encaminhando-as para o stand. “No final dos concertos, dois promotores, com uma t-shirt fluorescente irão encaminhar as pessoas para a saída do recinto, relembrando a importância de encaminharmos os nossos velhos equipamentos para reciclagem”, concluiu o director-geral da Amb3E.

Em 2012, Roberta Medina explicou ao Green Savers a estratégia de sustentabilidade do Rock In Rio, que tem estado a ser desenvolvida nos últimos anos. Em 2013, APCER atribuiu-lhe a norma ISSO 20121, referente aos eventos sustentáveis. O evento tem ainda opção por fornecedores de produtos e serviços com certificações e selos ambientais e sociais, assim como o compromisso de reduzir os impactos potencialmente negativos e colaboração dos parceiros na implementação do plano de sustentabilidade proposto pela organização.

Garantida uma gestão eficiente dos resíduos produzidos durante a montagem, evento e desmontagem, não se prevê a criação de resíduos eléctricos e electrónicos. No entanto, e caso seja necessário o encaminhamento de algum resíduo deste tipo, a Amb3E lá estará para ajudar: “Estamos disponíveis para proceder ao seu correcto encaminhamento, através de um sistema integrado de gestão”, frisou Jorge Vicente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...