CGD reduziu o consumo de electricidade em 22% nos últimos sete anos
Em 2013, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) reduziu o consumo de electricidade em 3% em relação ao ano anterior, 2012, e em 22% em relação a 2006, o que equivale a um consumo anual de 5.540 lares, anunciou a empresa em comunicado.
Aproveitando o Dia Mundial do Ambiente, que hoje se celebra, para apresentar alguns dos indicadores de desempenho ambiental, a CGD anunciou ainda uma redução de 7%, face a 2012, do consumo de água, e de 15% em relação a 2011 – o que equivale ao consumo de cerca de 73 mil duches de dez minutos.
“A optimização de recursos e combate ao desperdício [originou] uma redução de 44% no consumo de envelopes, face a 2012, o que decorre na [aposta] e desenvolvimento da comunicação digital”, explica a CGD em comunicado.
Por outro lado, todo o papel consumido nas instalações da CGD é português e está certificado. “[Isso] garante que as florestas de origem são geridas de uma forma sustentável, que respeitam critérios rigoroso e internacionalmente estabelecidos”.
A Caixa explicou ainda que já concretizou e ultrapassou algumas das metas ambientais estabelecidas para 2015. Assim, reduziu em 15% as emissões globais de carbono por colaborador e reduziu em 4% o consumo de energia nas instalações – excepto no data center – por colaborador.
“Todas as medidas de eficiência ambiental que desde 2006 têm sido desenvolvidas traduzem-se, agora, na implementação de um sistema de gestão ambiental, sendo a Caixa a primeira instituição portuguesa a fazê-lo”, concluiu a empresa.