Portugal vs Alemanha joga-se num estádio verde e reciclável (com FOTOS)



A construção de quatro estádios do Mundial 2014, entre os quais o Arena Fonte Nova, em Salvador, onde Portugal defrontará a Alemanha, obedeceu a certificações sustentáveis de grande rigor e a soluções tecnológicas inovadoras de última geração, que garantem o uso racional de recursos naturais e a reciclagem integral de todos os materiais. Os restos do antigo estádio foram reciclados para a sua reutilização.

Desde o relvado até à energia ou comodidade dos lugares para o público, tudo foi planeado e avaliado de acordo com requisitos da sustentabilidade. Segundo explica em comunicado a TÜV Rheinland, responsável pela obra, os materiais usados são totalmente recicláveis e foram usadas soluções para a redução de consumo de água e aproveitamento de águas pluviais.

Por outro lado, deu-se prioridade à diminuição e reciclagem do lixo gerado, eficiência energética, ventilação e iluminação naturais. O estádio tem ainda a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), um sistema internacional de avaliação da sustentabilidade de edifícios e que assegura e representa vantagens como a redução do impacto ambiental, a optimização do desempenho das construções  e a redução dos custos operacionais.

“Este significativo avanço na construção de novos estádios foi determinado pela FIFA”, explica a empresa. “[A entidade] pretende evitar impactos negativos no meio ambiente dos países onde realiza competições”.

“A FIFA pretende chamar a atenção para questões sociais e ambientais através do desporto e reduzir a pegada de CO2  no Brasil e em todos os países onde se realizem grandes eventos de futebol”, explicou a empresa. A construção dos quatro estádios decorreu durante três anos..

No Arena Fonte Nova de Salvador, estádio que vai acolher o jogo entre Portugal e a Alemanha, para além da reciclagem e reutilização dos destroços do antigo estádio para pavimentação e criação de acessos, também foram instalados painéis solares no telhado e um sistema de aproveitamento de águas pluviais que permite satisfazer até 80% das necessidades de água (para fins sanitários, por exemplo).

 As novas arenas de São Paulo e Natal e a remodelação do estádio de Porto Alegre foram objecto de idêntica intervenção.

Fotos:  copagov /  Fotos GOVBA / Creative Commons

[nggallery id=610 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...