Japoneses cortam baleia à frente de crianças (com FOTOS)
O mundo pode continuar a reclamar da caça à baleia no Japão, mas os nipónicos estão longe de se preocupar com o assunto ou, sequer, reduzir a exposição mediática ao tema.
Para comemorar o início da época de caça à baleia em Minamiboso, a sul do Tóquio, os pescadores japoneses convidaram alunos de creches locais para lhes explicarem como cortam as baleias e, inclusive, deram-lhes carne para provarem.
As fotos podem ser chocantes – por isso, veja bem se as quer realmente ver – mas nada que tenha impressionado a jovem plateia. Os responsáveis pelo corte da carne são empregados da Gaibo Hogei, uma empresa baleeira que convidou os alunos para uma excursão.
De acordo com a Reuters, que falou com Michiyo Masuda, professor dos jovens, comer baleias é comum naquela região e a maioria das pessoas fá-lo pelo menos uma vez por época.
“Se estamos a comer baleias, temos a responsabilidade de ver e aprender como elas são preparadas”, explicou Masuda. Para além de ser polémica, esta prática está proibida pelo Tribunal Internacional de Justiça, mas os japoneses parece que não querem saber.
A demonstração foi feita pelo próprio presidente da Gaibo Hogei, Yoshinori Shoji, que pediu aos alunos mais perturbados para fecharem os olhos – alguns elogiaram a “arte” dos empregados da empresa, outros simplesmente ficaram com medo.
Veja algumas das fotos deste acto que, sobretudo, terá sido provocatório.
[nggallery id=670 template=greensavers]