Projecto TASA vai alargar-se a mais artesãos algarvios
O projecto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Actuais – vai expandir-se para uma segunda fase, o que vai permitir a criação de 15 novos produtos de artesanato – que incorporem técnicas ancestrais e soluções actuais – e a integração de mais artesãos na rede.
Este projecto é uma iniciativa algarvia que pretende aliar os saberes tradicionais dos artesãos regionais aos conhecimentos dos designers, que em sinergia produzem objectos típicos com produtos da região.
Desta forma, este projecto centra-se na inovação estratégica do produto artesanal, na perspectiva da sua valorização, re-identificação e re-interpretação, contextualizando-o com as necessidades contemporâneas, no sentido de reabilitar o seu estatuto cultural e comercial.
Com expansão do projecto para uma segunda fase vai ser possível reforçar o tecido socioeconómico das áreas de baixa densidade do Algarve. Nesta segunda fase, as novas técnicas e materiais a incorporar serão também da região do Alentejo e da Andaluzia. Esta nova fase terá ainda como objectivo incentivar o envolvimento dos jovens com as técnicas ancestrais através do trabalho com três escolas da região algarvia.
Os novos produtos de artesanato do projecto TASA vão ser criados com novas funções e imagem, conjugando as técnicas de design com técnicas artesanais e envolvendo materiais tradicionais. Os novos produtos vão estar prontos até ao final do ano e poderão ser comercializados no mercado.