Ecrãs de safira do iPhone 6 serão fabricados com energia solar



Há pouco tempo, a Apple estava na mira dos activistas ambientais pela sua dependência dos combustíveis fósseis, mas esta imagem parece pertencer já ao passado. A multinacional norte-americana converteu todos os seus centros de dados às energias limpas e está a preparar-se para utilizar energia solar para fabricar os ecrãs de safira para o iPhone 6, numa fábrica do estado norte-americano do Arizona.

“Sabemos que os nossos clientes esperam que façamos as coisas certas sobre estes assuntos”, explicou ao jornal Guardian a vice-presidente de iniciativas ambientais, Lisa Jackson, que já foi a número 1 de Barack Obama para o ambiente.

Como é sabido, os centros de dados requerem uma enorme utilização de electricidade para manter as condições climatéricas perfeitas. Segundo Lisa Jackson, os clientes da empresa podem ter a garantia de que as novas centrais solares permitirão à Apple não prejudicar o ambiente nestas infra-estruturas.

“Se estiver a usar o seu iPhone, iPad, Siri ou a fazer o download de uma música, não precisa de se preocupar com as alterações climáticas – a Apple já o pensou por si. Estamos a utilizar energias limpas”, esclareceu.

Para fabricar os ecrãs de safira, a empresa está a instalar uma produção solar e geotérmica em Mesa, no Arizona. “Sabemos que quase 70% da nossa pegada de carbono está na cadeia de fornecimento, e estamos a trabalhar nas instalações que temos nos Estados Unidos”, concluiu Jackson.

Estas iniciativas já foram elogiadas pela própria Greenpeace, que durante anos atacou a Apple pela sua insustentabilidade ambiental. “Agora estão no topo das iniciativas ambientais. Há muitos centros de dados na Carolina do Norte e nenhum foi tão rápido a abraçar as energias renováveis como o da Apple”, garantiu David Pomerantz, director da Greenpeace.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...