Tribo isolada da Amazónia contacta pela primeira vez com o mundo exterior



Num momento raro, que poucas pessoas experienciaram, uma tribo da amazónia, anteriormente isolada, contactou pela primeira vez com o mundo exterior – e o encontro foi captado em vídeo.

Vários indígenas emergiram da densa Amazónia para procurar ajuda para a sua aldeia que tinha sofrido um ataque mortífero por presumíveis traficantes de droga. Os indígenas que, vieram armados, pediam aliados e aramas para combater a ameaça, indicando que a sua aldeia tinha sido massacrada por pessoas não indígenas. Nas imagens é possível ver as pessoas a oferecerem comida aos homens tribais e a tentarem comunicar através de gestos.

Existem mais de 75 tribos na Amazónia que nunca contactaram com o mundo exterior e, no passado, muitas destas tribos foram ameaçadas e assassinadas por madeireiros que desflorestavam ilegalmente a floresta amazónica, escreve o Inhabitat.

Actualmente, o Peru tem-se assumido como o maior produtor de folha de coca – que é utilizada para produzir cocaína – e são agora os traficantes que ameaçam as tribos indígenas da área. Ao mesmo tempo, a exploração de gás e petróleo também coloca sob pressão estas populações nativas, forçando-as a deslocarem-se para longe das indústrias que cada vez penetram mais no coração da floresta amazónica.

O encontro entre as duas civilizações ocorreu na fronteira brasileira, perto da cidade de Acre. Estes indígenas provêem de um grupo de cerca de 40 a 50 pessoas e, de acordo com os relatos dos próprios, muitos aldeões foram mortos pelos não indígenas com armas, que também incendiaram as suas habitações.

Para piorar a situação, depois do primeiro contacto com os habitantes de Acre e de utilizarem as suas roupas, os homens tribais voltaram à cidade com uma doença semelhante a uma constipação. Os indígenas foram tratados e regressaram à sua aldeia assim que melhoraram. Contudo, os peritos indicam que é essencial evitar o contacto com os indígenas, já que um único vírus tem o potencial de dizimar uma população inteira. No entanto, muitas pessoas ignoram estes avisos e a probabilidade futura de se encontrar mais tribos é cada vez maior, já que estas comunidades isoladas são obrigadas a arranjar novos lares à medida que o tráfico de droga prolifera na Amazónia, o que coloca as tribos indígenas em risco.

As filmagens do encontro entre os habitantes de Acre e os indígenas podem ser vistas aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...