Reino Unido pede à UE para manter uma das centrais a carvão mais poluentes da Europa



O Governo britânico está a tentar convencer a Comissão Europeia para manter em actividade uma das mais poluentes centrais de carvão do velho continente, apesar de as suas emissões de óxido de nitrogénio excederem cinco vezes os limites legais.

A central de Aberthaw situa-se no sul de gales e está em 23º lugar na lista das 30 centrais a carvão mais poluentes da Europa. Para agravar esta questão, as emissões de óxido de nitrogénio, que causam problemas respiratórios e doenças pulmonares, são extremamente altas.

A fábrica foi desenhada especificamente para queimar carvão nesta área, uma vez que este é invulgarmente difícil de inflamar e precisa de um químico para tal efeito. Este processo origina emissões de óxido de nitrogénio na ordem dos 1.000 mg / Nm3 – o limite da União Europeia é de 200 mg / Nm3, pelo que a fábrica terá de ser encerrada até 2016.

Segundo o Business Green, o Governo britânico acredita que esta central pode ser a excepção que foge à regra dos desmantelamentos devido a excesso de poluição e já reiterou que não pensa fechar a fábrica.

“O facto de [o departamento de ambiente britânico] estar a tentar manter uma das centrais mais poluentes da Europa é uma paródia. Se o pedido do Governo for bem sucedido, Aberthaw continuará a produzir emissões tóxicas e a piorar a saúde das pessoas para os próximos ano”, explicou Jimmy Aldridge, analista de energia da Greenpeace.

Na lista das 30 centrais a carvão mais poluentes da Europa, Sines está pouco abaixo de Aberthaw, no 27º lugar. Será que também vai fazer lóbi para evitar o encerramento em 2106? Ou tornar-se-á mais limpa?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...