Porto: Start-up de ecologia urbana quer levar hortas às escolas do país (com FOTOS)
“Uma horta na minha escola” é o projecto que a Noocity Ecologia Urbana, uma start-up do Porto, quer implementar no maior número possível de escolas do país. O objectivo é levar às escolas hortas eficientes e fáceis de instalar e estreitar a relação das crianças com a natureza, “estabelecendo uma ligação emocional com o mundo natural que semeará os agricultores urbanos de amanhã”.
De acordo com a Noocity, já existem muitas escolas sensíveis às hortas pedagógicas, mas por limitações de tempo, espaço, recursos ou falta de conhecimentos ainda não implantaram o seu projecto de horta. Esta start-up quer minimizar estes obstáculos e oferecer soluções de horta mais eficientes e simples de instalar.
Através do projecto “Uma horta na minha escola”, esta empresa portuense oferece um desconto de 20% às escolas que estejam interessadas em adquirir uma horta eficiente ou outros produtos no valor de €600. No entanto, a Noocity possui também uma plataforma de financiamento colectivo, onde as escolas que estão interessadas em adquirir uma horta mas não possuem meios financeiros se podem candidatar a uma campanha de angariação de fundos junto da comunidade.
Criar espaços para cidades mais saudáveis
A Noocity surgiu em 2013 pela mão de três amigos – José Ruivo, Pedro Monteiro e Samuel Rodrigues -, que se conheceram no Brasil, onde realizaram experiências em agricultura e permacultura.
Já em Portugal, com o objectivo de desenvolver uma horta no terraço, os três amigos criaram os primeiros protótipos de sistemas de hortas verticais e hortas horizontais (sistemas de sacos especiais que permitem ser cultivados e podem ser pendurados em qualquer lugar). Quando perceberam que não havia nada semelhante no mercado decidiram criar a própria empresa.
Além dos sistemas de hortas verticais e horizontais, esta start-up tem ainda em fase de protótipo um vermicompostor e uma estufa. Todos os produtos comercializados pela Noocity são produzidos em Portugal.
A Noocity, além do projecto de hortas para as escolas, está também a implementar o “We Grow Our Food Locally”, um projecto que pretende incluir a agricultura urbana nos processos diários de hotéis e restaurantes. O primeiro exemplo está no restaurante Cafeína, no Porto, onde a Noocity instalou uma horta para ervas aromáticas no pátio.
[nggallery id=892 template=greensavers]