Índia: smog está a destruir plantações suficientes para alimentar 94 milhões de pessoas
A Índia está a atravessar um grave problema de poluição. O problema é tão severo que está a destruir vastos campos de cultivo que poderiam alimentar milhões de habitantes do país. Um novo estudo revela que os níveis de ozono no solo, o principal componente do smog, estão a causar danos a cerca de 6,7 milhões de toneladas de produtos alimentares indianos, como o trigo e o arroz, por ano.
Os dados revelam que as colheitas perdidas valem cerca de €1.000 milhões e poderiam dar para alimentar cerca de 94 milhões de pessoas – cerca de um terço dos indianos com necessidades económicas.
O ozono à superfície do solo provém das emissões dos veículos, indústria e fogões de cozinha. Há muito que se sabia que o ozono tem impactos negativos na saúde humana, mas a descoberta dos seus efeitos nos vegetais cria um novo problema. De acordo com Collete Heald, uma das investigadoras do estudo, a produção agrícola é “muito sensível à poluição do ozono” e como tal é importante considerar as “implicações agrícolas da regulamentação da qualidade do ar”.
A Índia é dos países mais poluídos e o ar de Nova Deli é o mais poluído do mundo, superando os níveis de poluição na China.
Um outro estudo recente, elaborado pelo MIT e pela Colorado State University revelou que a combinação entre as alterações climáticas e o ozono ao nível do solo pode criar uma grave ameaça ao abastecimento alimentar global nas próximas décadas, refere o Inhabitat.
Foto: Dey / Creative Commons