Renováveis permitem auto-suficiência energética da Quintinha de Monserrate, Sintra (com VÍDEO)



Desde Julho que a Quintinha de Monserrate, uma quinta pedagógica situada a menos de três quilómetros do centro histórico de Sintra, está mais sustentável. A Quintinha Fora da Rede é o que se pode chamar de projecto-verde-dentro-de-outro-projecto-verde e dá a Monserrate uma primeira abordagem ao conceito de economia verde.

“A quintinha é um espaço onde privilegiamos todo o contacto com o meio rural e as tradições, sobretudo desta região saloia. Queremos dar a conhecer às pessoas todo o trabalho na terra e os animais”, explicou ao Economia Verde Susana Morais, da Parques de Sintra.

Para enverdecer o projecto foi criada a Quintinha Fora da Rede, que produz electricidade de origem renovável para auto-consumo. “Na serra de Sintra podemos aproveitar a energia eólica, hídrica e solar. Este projecto permite-nos ser auto-suficiente. Não dependemos da rede pública para o que necessitamos em termos de consumo de energia”, explicou ao Green Savers Susana Morais.

Esta estrutura não exige um processo de licenciamento pesado, ao contrário de outras soluções de energia renovável. “Está ao alcance de todos [implementar este sistema]. Basta ter vontade e empenho para querer mudar alguma coisa”, explica Nuno Oliveira, da Parques de Sintra.

E dinheiro, acrescentamos. A Parques de Sintra investiu €60.000 na Quintinha Fora da Rede, distribuídos entre um aerogerador – energia eólica – uma hidroturbina – energia hídrica – e um conjunto fotovoltaico – energia solar. Todos estão ligados a uma central, como pode ver no episódio 301 do Economia Verde.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...