Ana Ferreira: “A água como verdadeiro factor de desenvolvimento”



“A ÁGUA É UM RECURSO INDISPENSÁVEL à vida, por isso, mesmo que as alterações climáticas continuem a condicionar o acesso a este recurso, precisamos de encontrar soluções para fazê-lo chegar a todas as pessoas do mundo.

A afirmação é de Hans Rosling, especialista em saúde e presidente da Fundação Gapminder, que falou na sessão plenária de abertura do primeiro dia do Congresso Mundial da Água, a decorrer em Lisboa até 26 de setembro.

Durante sessenta divertidos minutos, que motivaram várias gargalhadas por parte de uma audiência atenta, Hans Rosling tentou explicar de que forma a água pode ser a solução para o desenvolvimento dos países e das suas comunidades.

Apesar de nas últimas décadas terem decorrido diversas transformações a nível económico e social, que, na maioria dos continentes, se refletiram em aumento populacional e na melhoria dos níveis de escolaridade e do rendimento das pessoas, a pobreza persiste.

Segundo Hans Rosling, para a erradicação da pobreza contribuem vários fatores, como por exemplo a melhor oferta de educação, os serviços de saúde, as infra-estruturas, a tecnologia, a eletricidade, e como não podia faltar, o acesso à água aliada ao saneamento básico.

Quanto à qualidade da água, decorreram grandes mudanças durante o último meio século. Contudo, as doenças associadas à sua escassez ou às suas características continuam a persistir, tais como a diarreia ou a malária. Assim, é importante adotarmos políticas que assegurem o acesso generalizado das populações a condições de saneamento adequadas, quer nos países desenvolvidos, quer nas sociedades emergentes.”

Natural de Porto-de-Mós, Ana Ferreira tem 18 anos e foi uma das três vencedoras do concurso “Repórter da Água”, organizado pela Águas de Portugal para promover o Congresso Mundial da Água, a realizar-se esta semana em Lisboa.

O Green Savers tem uma equipa de reportagem neste congresso. Siga-nos diariamente em www.greensavers.sapo.pt, no Facebook ou Twitter.

Foto: Basilievich / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...