Bolsa de Lisboa é a sexta mais sustentável do mundo (com LISTA)



Apenas 129 das 4.069 maiores empresas globais listadas em bolsa estão a publicar as suas mais básicas informações sobre sustentabilidade, de acordo com a consultora canadiana Corporate Knights Capital. Na verdade, apenas 3% destas grandes corporações colocam no seu site ou enviam para os stakeholders dados básicos sobre indicadores de sustentabilidade, ligados ao número de colaboradores, energia, emissões de gases com efeito de estufa, taxa de acidentes, igualdade de salário, resíduos ou água.

O estudo – abrir PDF – admite que o número de empresas a publicar estes dados cresce de ano para ano mas, ainda assim, é “inacreditavelmente baixo”. Segundo o estudo, mais de 60% das grandes empresas globais – e listadas em bolsa – não dilvulga dados sobre a emissão de gases com efeito de estufa; três quartos não são transparentes em relação ao seu consumo de água e 88% não revela se está com mais ou menos colaboradores em relação ao ano anterior.

Esta falta de divulgação de dados é tão gritante que o número de empresas a anunciar a quantidade de energia que utiliza cresceu 88% de 2008 para 2012 – ainda assim, de 2011 para 2012 o crescimento foi de apenas 5%.

Segundo a Corporate Knights, a divulgação destes números é importante porque existe uma correlação entre transparência e aquilo que as empresas fazem no terreno. “Sabemos como os relatórios influenciam o comportamento, por isso as reformas empresariais devem encorajar o comportamento que se foca na criação de valor a longo prazo, de forma a conseguir uma estabilidade financeira e sustentabilidade”, explicou ao Guardian Paul Druckman, chefe o International Integrated Reporting Council.

Em relação às bolsas, Helsínquia (Finlândia) lidera o ranking das que mais informações revela, seguida de Amsterdão (Holanda) e Joanesburgo (África do Sul). A Euronext Lisboa, curiosamente, está bem posicionada no ranking – subiu do 16º lugar em 2012 para 14º, em 2013, e encontra-se agora em 6º lugar.

Do lado oposto do ranking encontram-se as bolsas do Qatar, em 44º lugar, Kuwait, em 45º, e de Lima (Perua), em 46º e último posto.

Veja o ranking completo, em inglês.

ranking

 

Foto: Andreas Poike / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...