Pedaços de borracha descobertos em praias europeias alarmam ambientalistas (com FOTOS)



Há dois anos que vários pedaços de borracha estão a dar à costa nas praias do norte de Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Dinamarca e Suécia. Os fragmentos pertencem à plantação de borracha Tjipetir, na Indonésia, e poderão ter mais de cem anos.

Os fragmentos estão em excelentes condições, o que está a alarmar os ambientalistas, uma vez que os materiais, supostamente biodegradáveis, permanecem completamente intactos. Segundo estes, os pedaços estão em tão boas condições que poderiam ter vindo de algum navio que se tenha afundado recentemente. No entanto, o material é feito de um material bastante popular há 100 anos – muitos acreditam que estes fragmentos poderão ter vindo, inclusive, do Titanic.

Só na última semana, numa praia do Dorset britânico, foram recolhidos mais de 100 pedaços de borracha. “É um grande mistério. Apenas sabemos que eles vêm de uma plantação de borracha na Indonésia, há 100 anos, e que tinham a Europa como destino. Eles são de uma era pré-plastico e eram utilizados para vários produtos, de solas de sapatos ao isolamento dos primeiros cabos de telegrafia”, explicou ao Daily Mail o ambientalista Steve Trewhella.

Algumas das peças têm cerca de um metro de comprimento e são feitas de gutta percha, uma forma de latex feita de seiva da árvore homónima. Aos poucos, as peças do puzzle vão-se encaixando, mas por agora o mistério continua.

[nggallery id=1187 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...