Utilização de veículos eléctricos em Portugal ainda é escassa (com VÍDEO)
No mercado português estão à venda 11 modelos de carros eléctricos, mas os utilizadores desta tecnologia não ultrapassam os 630. Pedro Vinha é um dos portugueses que fez as contas e resolveu trocar um dos seus carros convencionais por um veículo eléctrico.
“Posso dizer que faço 100km com €1 de electricidade. Para uma pessoa que faz 50km por dia dá perfeitamente para utilizar um veículo destes”, conta Pedro ao Economia Verde. Para Pedro Vinha, que mora em São Domingos de Rana e trabalha em A-da-Beja o veículo eléctrico satisfaz perfeitamente as necessidades de deslocação. 25km para um lado e 25km para o outro.
Há muito que Pedro queria experimentar uma alternativa aos veículos com motor de combustão interna. Pensou que poderia ficar com apenas dum dos carros convencionais lá de casa, fez as contas e há dois anos comprou um carro eléctrico. “Eu não paguei o carro a pronto, mas posso dizer-lhe que o dinheiro que poupo em combustível dá perfeitamente para pagar as prestações deste veículo”, indica.
Aproximadamente são €350 mensais investidos na prestação do carro novo. Agora a família de Pedro gasta apenas €50 em gasóleo e pelas estimativas feitas, as despesas com o veículo eléctrico não ultrapassam os €15 por mês. Na casa de Pedro existe um temporizador para se conseguir os horários em que a electricidade é mais barata. Mas Pedro também carrega o carro nos pontos de carregamento rápido.
Em Portugal existem cerca de 1.200 pontos de carregamento gratuito para veículos eléctricos, mas a maioria está ao abandono. Para a Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico (APVE), Portugal ainda tem muito a fazer para garantir que a rede carregamento está presente em todo o país de igual forma. “Nós temos em Portugal cerca de 1.200 postos de carregamento públicos e o posto com maior utilização é o situado em frente à Câmara Municipal de Lisboa”, indica Jorge Vasconcelos, presidente da APVE.
No mercado português estão há venda 11 modelos de carros eléctricos mas são apenas 630 os utilizadores desta tecnologia. Grande parte dos carros eléctricos nacionais pertence a empresas, sendo que apenas 30% dos carros com esta tecnologia estão nas mãos de particulares. Entre os modelos, o mais vendido de sempre é o Nissa Leaf, mas o novo BMW i3 lidera as preferências dos compradores este ano. O Volkswagen e.up! é o veículo eléctrico mais barato no mercado.
O Economia Verde foi conhecer melhor o panorama da mobilidade eléctrica em Portugal. Veja o episódio 334 aqui.
Foto: Transaxle (alias Toprope) / Creative Commons