Soromenho-Marques vai comentar livro de Henry David Thoreau na Gulbenkian

O professor Viriato Soromenho-Marques foi o orador convidado pela Gulbenkian para falar do livro Walden ou a Vida nos Bosques, publicado em 1854 pelo poeta e naturalista norte-americano Henry David Thoreau.
A conferência, na qual participará a também professora Isabel Capeloa Gil, decorre hoje pelas 18h no auditório 3 da Gulbenkian, e faz parte de um ciclo de debates sobre os clássicos do ambiente.
“Há uma série de livros que são emblemáticos do movimento ambiental. São textos fundamentais da área do ambiente e da filosofia do ambiente e que em muito contribuíram para a construção do imaginário e das narrativas pessoais, sociais e políticas sobre o ambiente”, explica a Gulbenkian.
Paralelamente, a fundação organizou uma actividade para que os filhos dos participantes na conferência possam estar “entretidos”. Esta acção – uma oficina para crianças dos seis aos 12 anos – começará também às 18h.
Em Walden ou a Vida nos Bosques, David Thoreau partilha uma jornada de exploração, quer natural que espiritual, com o objectivo de incentivar os leitores a fazerem, não o mesmo caminho, mas a mesma jornada em busca da autenticidade. O livro é auto-biográfico.