Nova invenção pode tornar a água do mar potável apenas com energia solar
O mundo está prestes a entrar numa crise de água global, onde mais de mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável. Para combater o problema, a empresa britânica Desolenator criou um dispositivo que consegue transformar água salgada em água potável.
O dispositivo da Desolenator recorre a uma tecnologia patenteada que consegue transformar a água salgada e outras fontes não potáveis em água destilada e própria para consumo. A máquina é capaz de produzir 15 litros de água por dia e necessita apenas de energia solar para purificar a água. Adicionalmente, depois da compra, não é necessária a adquisição de outros consumíveis já que a máquina não necessita de filtros e pode fornecer água pura ao lar durante 20 anos.
“As alterações climáticas e o crescimento populacional estão a criar o palco para uma crise global de água”, indica o CEO da empresa britânica, William Janssen, cita o Inhabitat. “Cerca de 97% da água mundial é salgada e nosso plano é utilizar este recurso vasto e disponível para acabar com a crise global de água potável. O processo chama-se dessalinização e, actualmente, apenas 0,7% da água consumida mundialmente provém deste processo. A tecnologia existente para o fazer é cara, ineficiente e necessita de 0,5% do fluxo energético mundial. O Desolenator é diferente das tecnologias existentes. Utiliza energia solar de uma maneira elegante e maximiza a quantidade de radiação solar que atinge a superfície da tecnologia através da combinação de trocas eléctricas e térmicas”, explica Janssen.
O dispositivo está ainda em desenvolvimento, mas existe já um protótipo disponível. Actualmente, decorre uma campanha de angariação de fundos mas a invenção foi já distinguida num concurso.