Cão corre pela primeira vez com recurso a pernas 3D
Derby é um cão que nasceu com as patas dianteiras subdesenvolvidas e como tal nunca se conseguiu movimentar normalmente. Além desta pequena condição, o animal tinha uma saúde perfeitamente normal, mas não foi o suficiente para os seus primeiros donos ficarem com ele.
O animal foi entregue a um abrigo para animais. Mas seu destino tornou-se mais risonho quando conheceu alguém que teve compaixão suficiente para evitar que fosse abatido, como também o conhecimento para melhorar a qualidade de vida de Derby.
Essa pessoa foi Tara Anderson, directora da 3D Systems, uma empresa especializada em impressão 3D. Quando Tara soube das condições de Derby resolveu dar uma segunda vida ao animal e encontrar uma solução para os seus problemas de mobilidade. Tara adoptou o cão temporariamente e criou uma cadeira de rodas especial para ajudar na movimentação. Embora o mecanismo ajudasse Derby em muito, Tara suspeitou que a sua equipa de designers conseguia fazer muito melhor.
Assim, os técnicos da 3D Systems criaram umas próteses de pernas que não só ajudariam o cão a movimentar-se como também a correr, algo que o animal nunca tinha experienciado em toda a sua vida. Porém, antes de receber o equipamento especialmente concebido para si, Derby encontrou algo ainda mais importante: numa família permanente.
“Sempre foi o cão mais feliz que conheço”, diz Sherry Portanova que adoptou Derby, ao Dodo. “Foi incrível e emocionante vê-lo correr pela primeira vez com as pernas novas. Incrível porque foi a primeira vez na vida que correr e porque estava extremamente excitado por poder correr”, acrescenta.
Desde que recebeu as pernas novas, Derby nunca mais parou e agora acompanha a famílias nas corridas diárias.