Identificada nova espécie de peixe-balão



Quando os cientistas descobriram que um determinado tipo de peixe-balão era responsável pela construção de bizarros círculos no fundo oceânico descobriram também que o animal era bastante diferente dos seus parentes.

Os círculos oceânicos têm sido identificados no leito marinho japonês desde 1995, mas até recentemente a sua origem permanecia em mistério. Foi apenas no último ano que mergulhadores observaram um peixe-balão a construir os círculos, que se veio a comprovar ser um ritual sexual para atrair parceiros.

O estudo deste comportamento animal permitiu também aos investigadores observarem com mais atenção a espécie e concluiu-se que este peixe-balão era bastante diferente dos outros peixes-balão.

Foram recolhidos dois espécimes, um macho e uma fêmea, das águas ao largo das Ilhas Ryukyu, no Japão, e os cientistas concluíram então tratar-se de uma subespécie diferente de peixe-balão. Os novos animais foram chamados de Torquigener albomaculosus, de nome comum peixe-balão-de-pintas-brancas.

A coloração deste peixe – castanho com manchas brancas nas costas e branco e prateado com manchas brancas no abdómen – ajudou os cientistas a distinguir este peixe-balão das outras espécies do género Torquigener. A descoberta foi publicada na revista científica Ichthyological Research, escreve a BBC.

A nova descoberta eleva para 20 o número de espécies do género Torquigener. Pensa-se que a nova espécie de peixe-balão é a única a criar círculos no fundo oceânico como ritual de acasalamento.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...