Batatas cultivadas em solo salgado podem revolucionar a produção alimentar
O conhecimento geral dita que a maior parte das plantas não consegue crescer em zonas irrigadas por água salgada. Contudo, um grupo de investigação dos Países Baixos descobriu que tal vez isto não seja bem verdade. Os investigadores perceberam que a batata consegue não só sobreviver como prosperar no solo salgado, o que pode significar uma revolução alimentar.
As batatas cultivadas em solo salgado são mais doces que as batatas normais, com uma pitada de sal. Tais propriedades podem tornar estas batatas num produto alimentar de nicho em vários países como também criar uma nova esperança alimentar para solos onde nada antes conseguia sobreviver. Mais de 70% do globo está coberto com água salgada e cerca de 250 milhões de pessoas vivem em solo alimentado por água salgada. Este solo há muito que não é considerado arável.
Para comprovar a teoria, escreve o Inhabitat, os investigadores enviaram caixas de batatas que foram cultivadas em solo salgado para o Paquistão, para serem posteriormente plantadas em terrenos habitualmente não aráveis.
Além das batatas, a equipa de investigação está também a experimentar cultivar outros vegetais no solo salgado dos Países Baixos. Se tudo correr de acordo com as expectativas dos cientistas, o estudo pode abrir portas para a agricultura em locais onde se pensava não ser possível.
Foto: Chiot’s Run / Creative Commons