Nova Iorque: novos sinais de abrandamento rodoviário terão como símbolo um esqueleto



Os novos sinais que o Departamento de Transportes (DOT) de Nova Iorque irá colocar para avisar os automobilistas que estão em excesso de velocidade terão, como símbolo, um esqueleto.

De acordo como DOT, os esqueletos aparecerão do lado esquerdo da expressão “Slow down” [“Abrande”, em inglês], e terão como objectivo assustar os automobilistas, que deverão – caso tenham medo – travar e abrandar.

A imagem dos esqueletos fará parte do equipamento de radar que mostrará a que velocidade os carros viajam. Em Nova Iorque, o limite de velocidade é de 48 km/h, mas se um automobilista conduzir a uma velocidade maior, a imagem do sinal – até então um pedestre normal – transforma-se num esqueleto.

Paralelamente, a cidade irá lançar uma campanha de publicidade a explicar que um pedestre atingido por um veículo que viaja a 65 km/h tem 70% de hipóteses de morrer, enquanto uma pessoa atingida a 30 km/h tem 80% de hipóteses de sobreviver.

“Se ajudar a salvar uma vida, é uma das mais brilhantes ideias que já vi”, explicou em conferência de imprensa o mayor nova-iorquino, Michael Bloomberg. “A ideia é levar as pessoas a aperceberam-se que o que estão a fazer pode matá-las, ou matar outro. Se não o explicarmos de forma gráfic, elas não vão entender”.

Esta estratégia agressiva da DOT surge depois de outras campanhas, que tinham como objectivo, por exemplo, chamar a atenção dos automobilistas nova-iorquinos para as novas ciclovias locais ou o trânsito pedestre, terem roçado o insucesso.

E o leitor, concordaria com idênticas medidas em Portugal, Brasil ou Angola?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...