Todas as centrais nucleares da União Europeia serão reavaliadas a partir de 1 de Junho
A partir de 1 de Junho, ou seja, já na próxima semana, todas as 143 centrais nucleares da União Europeia serão reavaliadas utilizando critérios muito exigentes, uma série de “testes exaustivos” que a Comissão Europeia identificou para identificar causas naturais ou humanas (por exemplo acidentes de aviação ou ataques terroristas) que possam pôr em perigo a segurança das centrais.
“A Comissão Europeia e o Grupo de Reguladores para a Segurança Nuclear Europeia (ENSREG) chegaram hoje a acordo para os critérios utilizados nos [futuros] controlos [de segurança]”, pode ler-se no site da Comissão Europeia, num comunicado publicado há minutos.
De acordo com Gunther Oettinger, comissário para a Energia, os reguladores dos Estados-membros aceitaram realizar testes “exaustivos e ambiciosos aos riscos e condições de segurança das centrais nucleares”.
“Faremos todos os nossos esforços para implementar os mais altos standards de segurança para centrais nucleares, trabalhando de perto com a União Europeia. A parte mais difícil começa agora: implementar os critérios com todo o rigor necessário”, continuou.
Ainda de acordo com o comunicado da Comissão Europeia, estes testes surgem na sequência das “lições de Fukushima” e focarão todo o tipo de desastres naturais, incluindo o efeito de acidentes provocados pelo homem, como acidentes de avião, ataques terroristas ou outros.
A Comissão Europeia admitiu ainda estar em contacto com países vizinhos ao espaço comum europeu, como a Suíça, Rússia, Ucrânia e Arménia.
Encontre aqui o comunicado da Comissão Europeia (em inglês e francês) e também neste link informação mais detalha sobre estes testes de stress.