Life in a Bag: uma marca ecológica global made in Famalicão?
No mês passado, o projecto Life in a Bag recebeu uma menção honrosa na edição de 2014 do Green Project Awards, uma iniciativa que distingue os melhores e mais interessantes projectos do ano, em Portugal, ligados à sustentabilidade e economia verde.
A marca, que se dedica à comercialização de kits para plantação de ervas aromáticas e flores comestíveis, há muito que entrou no circuito mediático português – inclusive no Green Savers, em duas ocasiões. A justificação surge nos números: entre Julho e Dezembro de 2013, a Life in a Bag recebeu mil encomendas, num valor global de €20.000. No ano seguinte, o volume de negócios chegou aos €70.000, um valor interessante para um produto que custa €8 e que é vendido sobretudo online.
“Esta menção honrosa foi muito importante, porque sempre acreditámos que o facto de sermos um produto saudável e amigo do ambiente nos iria distinguir pela positiva”, explicou ao Green Savers Alexandra Silva, mentora da Life in Bag.
Em 2013, Alexandra deixou o seu emprego para se dedicar, em full time, à Life in a Bag, um luxo que outros empreendedores nunca almejarão. Hoje, ela dedica-se à produção e marketing do Life in a Bag. Par além de garantir a sustentabilidade do produto – todos os materiais são e continuarão a ser reutilizáveis e com componentes de origem biológica –, ela sabe que o crescimento só será possível com a constante inovação e descoberta de novos produtos.
“Em 2014 lançámos novas variedades de ervas aromáticas e microvegetais – para além da salsa, coentros, manjericão, rúcula, baby leaf mix, beldroegas, canónigos, calêndulas e chagas – e para 2015 temos três novos produtos, que serão lançados até Primavera: uma mini-horta para mini-legumes, baby leaves e ervas aromáticas, um novo grow cork que irá permitir criar um jardim vertical e um kit inovador para germinados, que será a grande novidade”, revelou ao Green Savers.
Superar as espectativas do cliente
Nos últimos anos, os kits de aromáticas tornaram-se moda em Portugal, o que inundou o mercado com diversas variedades e diferentes opções de escolha. Segundo Alexandra Silva, esta é mais uma razão para “apostar em produtos inovadores, saudáveis e amigos do ambiente”, que possam deixar o cliente satisfeito.
“O nosso público-alvo é informado e consciente destas temáticas. Se queremos ter sucesso, é fundamental que estas preocupações estejam sempre presentes”, continuou. Para além da inovação, a Life in a Bag tem outros desafios, ligados sobretudo ao empreendorismo. “Temos de acreditar no projecto, ser persistente e apostar em meios diferenciadores de marketing. [É importante] superar as expectativas do cliente, testar sempre os produtos e serviços antes de fazermos grandes investimentos”, sugeriu.
A internacionalização é outro dos grandes objectivos da Life in a Bag – é, aliás, a grande aposta para este ano. “Estamos a reunir todos os esforços para levarmos o Life in a Bag a outros mercados europeus. Neste momento já estamos representados na Bélgica e Reino Unido e, em 2015, iremos estar presentes em algumas feiras internacionais, sendo a primeira já em Abril, no Salon Gourmets de Madrid”, explicou.
Este ano deverá também ser lançada a app Life in a Bag, que garantirá um novo canal de ligação ao consumidor. O digital, de resto, será fulcral para o sucesso da marca, que continua a ser trabalhada a partir de Famalicão. “Estamos longe dos grandes centros urbanos, principalmente de Lisboa, mas temos a grande vantagem de estarmos num concelho que apoia bastante as empresas de qualquer dimensão e principalmente os empreendedores. O exemplo disso é o Iniciativa Famalicão Made In que apoia e ajuda a promover as empresas do concelho”, concluiu.
Se depender de Alexandra, o futuro da Life In a Bag será em grande. Dentro de cinco anos, a empresária quer estar presente em toda a Europa através dos canais bio, eco-gourmet e decoração e jardim. Em dez anos, 2025, o horizonte apontará para uma cadeia de lojas próprias e uma marca global. Se Alexandra conseguir ultrapassar todos estes desafios, a Life In a Bag tornar-se-á num fantástico exemplo de como um boa ideia pode crescer e amadurecer com o tempo, seja qual for a realidade económica da época em que ela vê a luz do dia ou a geografia da sua origem.
Este artigo faz parte de um vasto trabalho sobre os vencedores do Green Project Awards 2014. Todos os vencedores da iniciativa portuguesa podem ser consultados neste link.
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