15 cidades brasileiras cancelam Carnaval devido à falta de água



Quinze cidades do estado brasileiro de Minas Gerais vão cancelar o Carnaval devido à falta de água, de acordo com o site Planeta Sustentável. Há vários meses que a crise hídrica brasileira preocupa os governantes e cidadãos daquele país. Agora, quando estamos a poucos dias de um dos momentos mais desejados do povo brasileiro, várias cidades mostraram preocupação com a grande quantidade de água gasta durante este período, tendo decidido suspender as comemorações.

Apesar de ter um carnaval menos conhecido, na Europa, que o Carnaval do Rio, a verdade é que o estado de Minas Gerais é um dos mais procurados pelos foliões para as festividades.

Segundo o Planeta Sustentável, há muito que o Carnaval dos municípios de Cláudio, Formiga, São Gonçalo do Pára, Mateus, Le-me, Arcos, Itapecerica, Itaguara, Piracema, Santa Maria de Itabira e Oliveira estava em perigo. A esperança encontrava-se nas chuvas de Dezembro a Março que, até agora, se mostraram insuficientes para repor os níveis de água para números aceitáveis.

“Se não chover, se o consumo não cair e a vazão não aumentar, se não conseguirmos mais captação, em três meses vamos ter que racionar severamente”, explicou o governador, Fernando Pimentel, depois de um encontro com a presidente Dilma Rousseff.

Para além da crise hídrica, também a falta de recursos financeiros é responsável pelo cancelamento do Carnaval. Depois de onze cidades terem cancelado as festividades, outras quatro fizeram-no por receio de superlotação: Carmo da Mata, Carmópolis de Minas. Passa Tempo, São Francisco de Paula.

Foto: Nicolas de Camaret / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...